A sedação consciente é o nome comercial para o procedimento de inalação de óxido nitroso. Usamos este nome para ser autoexplicativo para o paciente: é como uma sedação que anestesia, mas mantém acordado.
Como é feita a sedação consciente?
Utilizamos uma máquina equipada com uma máscara nasal, que o paciente usa para inalar o óxido nitroso. Esse gás induz uma sensação de tranquilidade e reduz a percepção da dor, permitindo um atendimento mais confortável, especialmente para quem tem medo de ir ao dentista.
Essa técnica é amplamente utilizada nos Estados Unidos desde a década de 1950, mas ainda não é comum em todas as regiões, especialmente em Mato Grosso.
Trouxemos a sedação consciente para a rede IMO após presenciarmos inúmeros casos de pessoas que precisavam – e podiam – realizar um tratamento odontológico, mas desistiam devido ao medo.
Muitas vezes, esse receio vem do terrível passado da odontologia que resolvia toda e qualquer dor com a extração dos dentes de forma dolorosa. A tecnologia avançou, as técnicas mudaram e hoje temos em mãos uma ampla diversidade de procedimentos que são pouco invasivos e pensados para todo o tipo de paciente.
A sedação consciente é perigosa?
A sedação consciente é um procedimento seguro quando realizado por profissionais qualificados. O óxido nitroso é um gás amplamente estudado e utilizado na odontologia há décadas, com um excelente histórico de segurança. Ele é rapidamente eliminado pelo organismo, sem efeitos colaterais prolongados.
Além disso, o paciente permanece acordado e responsivo durante todo o atendimento, o que garante um maior controle do procedimento.
Se você é uma pessoa que tem dificuldades de superar ou controlar o medo de dentista, a sedação pode ser uma ótima alternativa para fazer o seu tratamento odontológico!
Esse procedimento está disponível nas unidades de Cuiabá, Centro Sul, Barra do Garças, Nova Xavantina e Querência. E também em breve em Canarana. Entre em contato com a unidade mais próxima de você.